Início » Notícias » A arte de solucionar problemas no mundo digital

A arte de solucionar problemas no mundo digital

Por Assessoria de Comunicação

Resolvi trazer algumas reflexões tomando por base um texto do Onno VK6FLAB para modos digitais e trazendo ao mundo do Digital Voice. O artigo original pode ser lido em http://www.southgatearc.org/news/2022/april/foundations-of- amateur-radio-23-04-2022.htm.

A tecnologia cresce a passos galopantes, ficando cada dia mais por conta apenas da imaginação. Os equipamentos estão cada dia mais digitalizados e com aumento de conectividade sem limites, desde um HF super moderno a rádios de Digital Voice com diversos modos, redes e possibilidades de uso, seja em contatos radio a radio, via repetidores ou até mesmo aproveitando a Internet para nos informar sobre contatos, expedições ou usá-la como integração em rede.

Porém, o que fazer quando nos deparamos com um problema ou com o desconhecido?

No meio digital, tudo acontece numa sequencia lógica e de interdependência. Usando uma analogia, para acender uma luz você precisa apertar um interruptor, que depende de energia nele, que depende da energia na caixa de entrada, que depende da energia na rua, que depende da energia da subestação e assim por diante. Se a luz não acender ao apertar o interruptor, você precisa descobrir qual parte da rede elétrica falhou. Se notar que a rua está escura, não há razão para verificar o restante até que a rua tenha energia.

No mundo digital, toda conexão tem um ponto de partida e de chegada, seja na conexão de um rádio HF ao computador para fazer FT8, na conexão direta entre dois rádios ou via repetidor, conexões entre pontos de acesso numa rede de DV passando pela Internet até chegar a um servidor. Nesse contexto, é importante conhecer o caminho e testar seus pontos.

Vamos a alguns exemplos. Caso não consiga falar na rede ou acionar um Repetidor ou etc.:

 

  • Veja se tem mais alguém falando nos mesmos meios que você. Se sim, seu rádio ou hotspot devem estar mal configurados.
  • Estava tudo funcionando, hoje não mais. Não há dúvidas que algo mudou, reinicie tudo e veja se volta. Veja se a internet está ok, poderá conectar seu celular ou computador para testar.
  • Minha conexão está ruim: Pesquise sobre falhas das operadoras no Google, há vários sites disso, assim saberá se é problema das operadoras ou algo local.
  • Assim como uma infinidade de possibilidades como atualização de software, conexões, energia, entre outros.

 

 

 

Tanta tecnologia às vezes afastam alguns que deixam de tentar ou de conhecer novos modos ou outras novidades. Alguns chegam à insensatez de se queixar sem sequer ter experimentado. Parece complicado, mas com o tempo vamos ficando preparados para qualquer ocorrência e não há o que decorar e sim, buscar entender boa parte da lógica envolvida.

Como incentivo ao Radioamadorismo, não podemos subestimar qualquer tecnologia ou modo, modalidade ou banda. Se vai gostar ou não é questão meramente pessoal, mas ao menos passou pela experiência se tornando mais completo como radioamador.

Resumindo, compare por analogia a situações parecidas ou terceiros quando tiver problemas já que o meio digital não é seletivo: ou funciona tudo a todos ou nada a ninguém. Logo percebemos que 99% dos problemas estão nas nossas mãos, e é aí que começa a aventura. Lembrem que há colegas e amigos dispostos a ajudar.

73 de Fabio Poli PY2LY Coordenador de redes digitais

 

Postagem Relacionadas

DEIXE UM COMENTÁRIO