REER-SP é ativada para apoio no deslizamento de terra na cidade de Franco da Rocha

REER-SP é ativada para apoio no deslizamento de terra na cidade de Franco da Rocha

Dia 31/01 a REER-SP foi acionada pelo NGE, Núcleo de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil do Estado de São Paulo, para apoio local no deslizamento de terra na cidade de Franco da Rocha. Dada a solicitação, o coordenador geral da REER-SP, Fernando PY2AG, juntamente com o coordenador da região M-3, Fábio Leme PU2VGJ, a qual pertence a área afetada, acionaram os voluntários disponíveis para deslocarem-se ao local.

Apresentaram-se no SICOE montado no local os voluntários iniciando a distribuição dos HTs para que os técnicos do IPT e do Instituto Geológico tivessem comunicação imediata e clara entre eles e o corpo de bombeiros, os quais estavam no trabalho manual e na coordenação do trabalho das escavadeiras nos locais mais distantes do contato visual.

Estabelecida essa comunicação, foi oferecido por um morador da comunidade um local para abrigo de nossa estação e um espaço para podermos descansar durante o revezamento dos operadores. O local, por ser um ponto de visão privilegiada, também serviu de local para observação de possíveis novos deslocamentos de terra na encosta.

A REER contou com o trabalho de 4 voluntários das regiões metropolitanas, os quais revezaram-se entre si mantendo o sistema operante, controlando baterias para reposição e outros rádios em caso de danos aos equipamentos.

Após as primeiras horas de trabalho tendo sido feito reestabelecimento das comunicações no local a equipe REER foi liberada do apoio, sendo muito elogiados pelos comandantes da operação pelo trabalho impecável e de extrema importância naquele primeiro momento.

Estiveram no local: Coord. Geral REER SP Fernando Gonçalo PY2AG, Coord. M-3 Fábio Leme PU2VGJ, Vol. M-2 Danilo Ramos PY2XL, Vol. M-3 Denizar Missawa PY2GV, Vol. M-1 Marcos Alves PU2XKK e Vol. M-1 Matheus Fornel PU2XMT.

Agradecendo também o apoio a distância dos Coordenadores da Região M-1 Marco Chamsin PY2XH e Região M-2 Pâmela Zarpellon PY2MEL pelo acionamento dos voluntários das suas respectivas regiões.

Segundo a Defesa Civil estadual, foram estas as ocorrências relativas às chuvas, no período de 28 a 31 de janeiro, atualizadas até 02/02/2022 (quarta-feira às 17h00).

– Mortos: 27
– Feridos: 13
– Desaparecidos: 7
– Desabrigados: 644
– Desalojados: 4007
– Municípios afetados: 37

Segue abaixo fotos da operação.

Comentários (5)

  • Eliana Souza Reply

    Parabéns a equipe REER SP e aos demais voluntários envolvidos pelo importantíssimo trabalho realizado em um momento tão delicado nas famílias atingidas por esse desastre. Vai muito além da doação de tempo, é um ato de amor.

    2 de fevereiro de 2022 at 19:11
  • Grimaldi Pereira de Brito Reply

    Parabéns a toda equipe que trabalhou arduamente para minimizar o sofrimento daqueles que mais necessitavam. Amor ao próximo é o mínimo que posso classificar esse ato. PY2RD. Grim

    3 de fevereiro de 2022 at 07:13
  • Elvio J. Gasparotto - PU2TJG Reply

    Parabéns pelo trabalho de todos os envolvidos.

    3 de fevereiro de 2022 at 10:45
  • André Luiz Santos de Medeiros Reply

    Parabéns a todos os envolvidos.

    Forte 73′

    PU1LSM

    3 de fevereiro de 2022 at 15:56
  • Acacio / Guarulhos SP Reply

    Parabéns a todos os voluntários e envolvidos nesse trabalho de solidariedade. Se tudo correr bem e se Deus quiser pretendo em breve fazer parte como voluntário. Forte 73 a todos. PX2Q9347

    8 de fevereiro de 2022 at 13:28

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Skip to content