O colega Tony, PY1AX, Diretor de ensino e tecnologia da LABRE-RJ, estará apresentando no dia 03 de Dezembro uma palestra sobre seu projeto de inclusão para pessoas com deficiência envolvendo o rádio. Com o título “O MUNDO EM SEU LAR”, a apresentação fará parte de um evento promovido pela Prefeitura Municipal de Saquarema, no estado do Rio de Janeiro, aonde reside o Tony, marcando o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado nesta data, 03 de dezembro.
A estratégia do projeto é promover a inclusão de pessoas com deficiência à sociedade por meio do rádio, especificamente o Serviço Rádio do Cidadão, o tradicional PX. Devido à facilidade que existe atualmente para operar nesta faixa, seja do ponto de vista regulatório (basta um simples cadastro online) quanto financeiro (rádios e antenas de baixo custo), Tony espera atrair a atenção de parceiros que possam ajudá-lo a expandir o projeto, que visa integrar pessoas com deficiência à enorme comunidade de operadores da faixa do cidadão espalhados em todo o Brasil. O objetivo é adquirir os equipamentos e acessórios necessários para a montagem de uma estação completa para doação aos interessados, além do suporte para que eles comecem a operar.
A ideia para o projeto veio após uma difícil situação pela qual passou o Tony, que é cadeirante, quando esteve internado durante várias semanas devido a uma séria fratura no fêmur. Durante sua estadia no hospital, ele conheceu um jovem que também era cadeirante e que parecia bastante triste com sua situação e se mantinha isolado, apenas mexendo em seu celular. Sensibilizado, Tony fez amizade com o rapaz e teve a ideia de lhe doar uma estação para que este pudesse interagir com outras pessoas por meio do rádio, já que nem mesmo uma cadeira de rodas o mesmo possuía em casa. Conversando com colegas e apresentando sua ideia, logo Tony recebeu a doação dos equipamentos e os repassou ao rapaz, que ficou radiante com o presente.
A palestra “O MUNDO EM SEU LAR” será apresentada de forma online, no dia 03 de Dezembro, às 15:30 no horário de Brasília.
Confira a apresentação do projeto: