Início » Notícias » Radioamador apresenta projeto de inclusão por meio do rádio para pessoas com deficiência

Radioamador apresenta projeto de inclusão por meio do rádio para pessoas com deficiência

Por Alisson, PR7GA

O colega Tony, PY1AX, Diretor de ensino e tecnologia da LABRE-RJ, estará apresentando no dia 03 de Dezembro uma palestra sobre seu projeto de inclusão para pessoas com deficiência envolvendo o rádio. Com o título “O MUNDO EM SEU LAR”, a apresentação fará parte de um evento promovido pela Prefeitura Municipal de Saquarema, no estado do Rio de Janeiro, aonde reside o Tony, marcando o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado nesta data, 03 de dezembro.

A estratégia do projeto é promover a inclusão de pessoas com deficiência à sociedade por meio do rádio, especificamente o Serviço Rádio do Cidadão, o tradicional PX. Devido à facilidade que existe atualmente para operar nesta faixa, seja do ponto de vista regulatório (basta um simples cadastro online) quanto financeiro (rádios e antenas de baixo custo), Tony espera atrair a atenção de parceiros que possam ajudá-lo a expandir o projeto, que visa integrar pessoas com deficiência à enorme comunidade de operadores da faixa do cidadão espalhados em todo o Brasil. O objetivo é adquirir os equipamentos e acessórios necessários para a montagem de uma estação completa para doação aos interessados, além do suporte para que eles comecem a operar.

A ideia para o projeto veio após uma difícil situação pela qual passou o Tony, que é cadeirante, quando esteve internado durante várias semanas devido a uma séria fratura no fêmur. Durante sua estadia no hospital, ele conheceu um jovem que também era cadeirante e que parecia bastante triste com sua situação e se mantinha isolado, apenas mexendo em seu celular. Sensibilizado, Tony fez amizade com o rapaz e teve a ideia de lhe doar uma estação para que este pudesse interagir com outras pessoas por meio do rádio, já que nem mesmo uma cadeira de rodas o mesmo possuía em casa. Conversando com colegas e apresentando sua ideia, logo Tony recebeu a doação dos equipamentos e os repassou ao rapaz, que ficou radiante com o presente.

A palestra “O MUNDO EM SEU LAR” será apresentada de forma online, no dia 03 de Dezembro, às 15:30 no horário de Brasília.

Confira a apresentação do projeto:

 

Postagem Relacionadas

7 comments

Júlio PY2XV 30 de novembro de 2021 - 17:02

Parabéns pela iniciativa.

Fraterno 73

Reply
Iron Luiz 30 de novembro de 2021 - 22:48

Formidável idéia…

Reply
Eduardo L Pavan 30 de novembro de 2021 - 17:07

Ideia fantástica. Parabéns Tony por proporcionar esta oportunidade de inclusão as pessoas.

Toda oportunidade de socializar é muito bem vinda.

Um papo agradável, uma conversa amiga e um hobby podem salvar vidas..

73, Edu. py2wq

Reply
Marco Pereira 30 de novembro de 2021 - 19:17

Grande amigo, muito orgulhoso dessa sua iniciativa, parabéns irmão. Vindo de vc só poderia ser coisa boa.

Reply
Eduardo PY5DU 1 de dezembro de 2021 - 02:58

Parabéns pela ótima iniciativa Tony, o rádioamadorismo tem alta capacidade de inclusão social , Sucesso sempre !

Reply
Sergio 2 de dezembro de 2021 - 09:39

Muy buena idea. Ojalá Argentina copiará algo de lo que ustedes realizan. Aquí, el ” Coordinador de Comunicaciones de Emergencia” ( Sergio Landoni) considera que no vale la pena ayudar a nadie, que la radioaficiøn solo debe ” experimentar” técnicamente. Una vergüenza que semejante desquiciado este a cargo de las ” Comunicaciones de Emergencia”. Adelante, ’73, ’51

Reply
Lilian Rabello 2 de dezembro de 2021 - 09:39

Que legal Tony…
Excelente iniciativa!
Pelo andar da carruagem, muitos deveriam assistir. Falam tanto em apagão, que se isso acontecer, serão vocês que nos abastecerão com as informações do mundo!
Boa obra!

Reply

DEIXE UM COMENTÁRIO