Início » Notícias » Santa Catarina Integrada 2022 – evento termina com grande sucesso

Santa Catarina Integrada 2022 – evento termina com grande sucesso

Por Assessoria de Comunicação

Entre o dia 08 de Outubro e o dia 16 de Outubro de 2022, aconteceu um dos eventos mais inspiradores que temos notícia no Brasil: o SCI, ou Santa Catarina Integrada, já em sua quarta edição.

Idealizado em 2019 pela Associação de Radioamadores de Florianópolis – ARAF, o Santa Catarina Integrada tem como foco proporcionar aos radioamadores iniciantes ou para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de realizar contatos a longa distância, praticar ou aprimorar suas habilidades nas demais modalidades e modos de operação DX.

Este ano, 45 ativadores, entre entidades/clubes/associações e radioamadores individuais, ativaram 24 municípios catarinenses. Por outro lado, 387 estações caçadoras estiveram participando, incluindo colegas brasileiros e estrangeiros. No total, foram contabilizados quase 14 mil QSOs durante o evento nos modos SSB, AM, CW e digitais nas faixas de HF e VHF. Em 2021, o evento contabilizou quase 12.500 QSOs, o que mostra o sucesso do evento. As estatísticas do evento estão disponíveis no endereço http://aws1.flyweb.com.br/sci/sciestatisticas.aspx. A lista de estações ativadores encontra-se em http://aws1.flyweb.com.br/sci/sciativadoras.aspx.

O SCI assemelha-se a um concurso, porém com um diferencial: os participantes são divididos em duas categorias: Estações Ativadoras, todas situadas no estado de Santa Catarina e que ativam determinado município dentro de sua região, e Estações Caçadoras, as demais estações brasileiras e estrangeiras, as quais buscam realizar contatos com as Ativadoras. Em suma, o objetivo é contactar as estações de Santa Catarina participantes.

O evento teve o apoio da LABRE-SC e contou com a participação da ARAF e de inúmeras outras entidades e grupos de radioamadores do estado, os quais participaram ativando, conforme dissemos, 24 dos 295 municípios catarinenses. É de fato um evento que integra toda a região e congrega todos os Radioamadores, aquecendo os céus com a amizade, o conhecimento técnico e a alegria vinda da RF.

Na opinião deste editor, é um EXEMPLO de atividade radioamadora que não só trabalha a razão de ser do radioamadorismo, que é realizar contatos, especialmente em longa distância, mas sobretudo trabalha na INTEGRAÇÃO de todo um estado com o apoio fundamental da LABRE-SC, mas também congregando os diversos outros grupos e associações de radioamadores da região numa só irmandade.

A LABRE-SC, a ARAF e todas as demais associações e colegas radioamadores catarinenses MERECEM NOSSOS EFUSIVOS APLAUSOS POR ESTA BRILHANTE IDEIA!

Postagem Relacionadas

DEIXE UM COMENTÁRIO