A LABRE lamenta anunciar, com imenso pesar, o falecimento de seu ex-diretor executivo e atual presidente de nossa Estadual, a LABRE-DF, Roberto Franca Stuckert, PT2 GTI, aos 78 anos de idade. Ele faleceu em Brasília, na madrugada desta segunda-feira, 23 de agosto de 2021.
Stuckert, como ele era conhecido no rádio, destacou-se nacionalmente por pertencer a uma família de fotógrafos e por ter sido amigo pessoal do ex-presidente Figueiredo e fotógrafo oficial do Planalto durante seu mandato. Nascido em 23 de maio de 1943 em João Pessoa (PB), Stuckert começou na profissão seguindo os passos de seu pai Eduardo Stuckert, também fotógrafo, no Diário Carioca. Em abril de 1960, seu pai o enviou para Brasília, que seria inaugurada naquele mês, e o tornou chefe da fotografia da sucursal do Diário. Mais tarde, passou a trabalhar na Folha de São Paulo, de onde sairia em 1979 para trabalhar para o presidente Figueiredo. Seus filhos também seguiram sua profissão, também tornando-se fotógrafos e também trabalhando para a Presidência da República, o que fez seu sobrenome bastante conhecido na capital federal. Seu histórico profissional pode ser encontrado em https://www1.folha.uol.com.br/folha-100-anos/2020/02/fotografo-da-folha-se-consagrou-com-imagem-historica-do-general-costa-e-silva.shtml
Como radioamador, Stuckert esteve presente em diversas DX-pedições por todo o Brasil e ao redor do mundo, notadamente àquela que operou na ilha de Martim Vaz, pioneira e até o momento única operação naquela ilha, sob os indicativos ZV0MV e ZV0MB. Além desta, integrou diversas outras pelas demais ilhas oceânicas brasileiras, indo até mesmo na Antártida em 2004. Uma lista pode ser encontrada na página http://www.radioamador.org.br/qsl-especiais_eventuais/zzz-qsl-manager-z.htm. Em seu perfil no site QRZ, também podemos encontrar um imenso acervo de fotos das expedições nas quais ele tomou parte: https://www.qrz.com/db/PT2GTI
Ativo até o último sábado, dia 21/08, segundo colegas que ouviram do próprio sua alegria pela recuperação da COVID, ele comandava animadas rodadas pela repetidora da capital federal, além de bicorar em rodadas nos 20 metros. Também era caçador de DX em FT8 e outros modos em diversas faixas nas quais se dedicava em operar.
Como colaborador da LABRE Nacional, Stuckert exerceu por muitos anos o cargo de diretor executivo, ao lado de vários ex-presidentes, até 2019. Também exerceu o cargo de Presidente de nossa Estadual em Brasília, a LABRE-DF, cargo no qual estava atualmente investido.
A todos os amigos, aos colegas de rádio e de profissão, e sobretudo seus familiares, a LABRE envia suas sinceras condolências pela súbita partida de ROBERTO FRANCA STUCKERT, PT2GTI, sk.