Nota de pesar: Roberto Stuckert, PT2GTI

Nota de pesar: Roberto Stuckert, PT2GTI

 

A LABRE lamenta anunciar, com imenso pesar, o falecimento de seu ex-diretor executivo e atual presidente de nossa Estadual, a LABRE-DF, Roberto Franca Stuckert, PT2 GTI, aos 78 anos de idade. Ele faleceu em Brasília, na madrugada desta segunda-feira, 23 de agosto de 2021.

Stuckert, como ele era conhecido no rádio, destacou-se nacionalmente por pertencer a uma família de fotógrafos e por ter sido amigo pessoal do ex-presidente Figueiredo e fotógrafo oficial do Planalto durante seu mandato. Nascido em 23 de maio de 1943 em João Pessoa (PB), Stuckert começou na profissão seguindo os passos de seu pai Eduardo Stuckert, também fotógrafo, no Diário Carioca. Em abril de 1960, seu pai o enviou para Brasília, que seria inaugurada naquele mês, e o tornou chefe da fotografia da sucursal do Diário. Mais tarde, passou a trabalhar na Folha de São Paulo, de onde sairia em 1979 para trabalhar para o presidente Figueiredo. Seus filhos também seguiram sua profissão, também tornando-se fotógrafos e também trabalhando para a Presidência da República, o que fez seu sobrenome bastante conhecido na capital federal. Seu histórico profissional pode ser encontrado em https://www1.folha.uol.com.br/folha-100-anos/2020/02/fotografo-da-folha-se-consagrou-com-imagem-historica-do-general-costa-e-silva.shtml

Como radioamador, Stuckert esteve presente em diversas DX-pedições por todo o Brasil e ao redor do mundo, notadamente àquela que operou na ilha de Martim Vaz, pioneira e até o momento única operação naquela ilha, sob os indicativos ZV0MV e ZV0MB. Além desta, integrou diversas outras pelas demais ilhas oceânicas brasileiras, indo até mesmo na Antártida em 2004. Uma lista pode ser encontrada na página http://www.radioamador.org.br/qsl-especiais_eventuais/zzz-qsl-manager-z.htm. Em seu perfil no site QRZ, também podemos encontrar um imenso acervo de fotos das expedições nas quais ele tomou parte: https://www.qrz.com/db/PT2GTI

 

Ativo até o último sábado, dia 21/08, segundo colegas que ouviram do próprio sua alegria pela recuperação da COVID, ele comandava animadas rodadas pela repetidora da capital federal, além de bicorar em rodadas nos 20 metros. Também era caçador de DX em FT8 e outros modos em diversas faixas nas quais se dedicava em operar.

Como colaborador da LABRE Nacional, Stuckert exerceu por muitos anos o cargo de diretor executivo, ao lado de vários ex-presidentes, até 2019. Também exerceu o cargo de Presidente de nossa Estadual em Brasília, a LABRE-DF, cargo no qual estava atualmente investido.

A todos os amigos, aos colegas de rádio e de profissão, e sobretudo seus familiares, a LABRE envia suas sinceras condolências pela súbita partida de ROBERTO FRANCA STUCKERT, PT2GTI, sk.

Comentários (17)

  • Frederico. PP8KWA Reply

    Triste perda.

    23 de agosto de 2021 at 14:51
    • Tielson Reply

      Tielson Mega PY6DB

      Tive a o prazer de conhecer na visita que fiz a Labre Brasilia
      Descanse em paz

      24 de agosto de 2021 at 08:18
  • Phil Reply

    À família nossas condolências.
    Que Deus o tenha e conforte todos
    PY4EP – Phil

    23 de agosto de 2021 at 15:14
    • Edmilson Reply

      Obrigado; desculpem- me………

      24 de agosto de 2021 at 19:39
  • Carlos Reply

    Grande perda para o radioamadorismo mundial, um brasileiro que ativou lugares de dificílimo acesso e deixou um gde legado ao nosso hobby… RIP

    23 de agosto de 2021 at 16:08
  • Sérgio Graciotti PY2EGM Reply

    Como sempre, vão-se os bons e ficam os trastes. Mas é só uma questão de tempo para que os bons triunfem e o nosso pais tenha uma grande permanência dos bons.
    Descanse em paz amigo Stuckert. Vemo-nos em breve

    23 de agosto de 2021 at 16:21
    • PP8JR JÚNIOR Reply

      GRANDE AMIGO SINCERO HONESTO E ACIMA DE TUDO ALEGRE COMUNICADOR FAZENDO AMIZADES E UNINDO RADIOAMADORES DO BRASIL E DO MUNDO ATRAVÉS DE DX DEIXARÁ MUITAS SAUDADES ENTRE SEUS AMIGOS MEUS SINCEROS PÊSAMES A SEUS FAMILIARES.

      23 de agosto de 2021 at 20:55
    • ROSEMAR COSTA SILVA Reply

      Há tantas qualidade para a gente falar do nosso amigo Roberto carisma amigo e ele tinha uma forte amizade muito forte com os meus filhos Eu já acordava cedo com os meninos principalmente Jacob. tem oito anos Zaqueu tenho sete. eu não sei como explicar isso para eles pela manhã eles. os meus filhos me chamaram para ir ao rádio para escutar o amigo Roberto com os bordão( Bahia Bahia terra de São Salvador em cada esquina uma igreja em cada frequência um rádio amador baiano Bahia Bahia terra de São Salvador) A dor é tão grande. PY6RL ROSEMAR JEQUIÉ Bahia Vai com Deus meu amigo vai deixar muita saudade

      23 de agosto de 2021 at 21:24
    • PT2JD Reply

      Grande nome do radioamadorismo nacional e internacional. Além de um grande chefe de família.

      23 de agosto de 2021 at 22:05
    • EDMILSON RODRIGUES DO Ó, PR7CPK Reply

      Sinto-me profundamente abalado com a partida inesperada do nosso colega e amigo Roberto Stucker, PT2GTI. Como ativo em DX sempre contava com sua presença na frequência. Era possuidor de uma alegria contagiante. Obrigado Stuckert pelos nossos QSOs, e que DEUS o tenha no paraiso cósmico para todo o sempre.

      24 de agosto de 2021 at 18:48
  • Nylson Peixoto Reply

    Triste perda, conhecia o Bob desde os anos 80, fizemos vários contatos, a maioria em CW modalidade que ele gostava também de operar. Meus sentimentos a família, que ele descanse em paz.

    23 de agosto de 2021 at 17:39
    • Nicolas BRASIER (PR7DX) Reply

      Grande PT2GTI ! Sempre ficará em nosso Coração e em nossa Memória, R.I.P Bob.

      27 de agosto de 2021 at 05:09
  • Kariyel Reply

    Descanse em paz, ……

    24 de agosto de 2021 at 00:48
  • JOEL LIMA DE SOUSA Reply

    Uma grande perda para o radiomadorismo. Um radiomador participativo em todos os sentidos. Eu posso dizer que conheci o radioamadorismo em sua essência pelo PT2GTI. E também pude colaborar com ele ao instalar e ensinar como são as operações do FT8. Se tornou um entusiasta dessa modalidade, sempre atendendo a todos os colegas, independente do pais e categoria. Cada diploma em sua página do QRZ do FT8 foi escolhido por ele e com muita alegria pelas conquistas. Vá em paz meu amigo e fico feliz pela nossa convivência fraterna e amiga.
    PT2DF – Joel

    24 de agosto de 2021 at 15:36
  • ROBERTO THEODOSIO BRANDAO - PP7AARAR Reply

    CONHECI O STUCKERT NA LARE DE ALAGOAS. CONHECI TAMBEM O PAI DELE QUE ERA UM FOTOGRAFO FAMOSO. AMBOS ESTÃO COM DEUS.

    24 de agosto de 2021 at 18:53
  • Kariyel Kiyoshi de moraes Reply

    O nosso sentimento a família, que Deus o tenha.
    Fique em paz

    26 de agosto de 2021 at 13:18
  • Celso Pereira Reply

    Meus sentimentos a família, sentiremos muita falta de nosso amigo Sturkert PT2GTI, os contestes não serão mais os mesmos , assim como as expedições . Que O Senhor o receba em seus braços amigo , descanse em Paz. (Celso-PT2NK)

    11 de setembro de 2021 at 15:11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Skip to content