Após ter o lançamento postergado por problemas técnicos com o lançador Soyuz, o nanossatélite brasileiro NanoSatC-Br2 foi lançado com sucesso nesta segunda-feira (22), às 3h07, a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. O pequeno dispositivo fará companhia ao seu irmão mais velho, o NanoSatC-Br1, lançado há seis anos e que continua operacional, mesmo após o término de seu tempo de vida útil estimado.
A LABRE e os radioamadores foram citados nas transmissões ao vivo realizadas pela TV Brasil e pelo INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, como importantes coadjuvantes na missão do pequeno bólido. Os radioamadores do mundo e, em especial, os brasileiros, têm uma participação fundamental no rastreio e monitoramento destes pequenos satélites. Por meio de nossas antenas, os sinais transmitidos por eles são recebidos e enviados aos responsáveis pela sua operação em terra, o que permite a seus controladores obterem uma gama muito maior de seus parâmetros de operação, garantindo maior confiabilidade e previsibilidade no acompanhamento de sua missão.
Veja abaixo os trechos das transmissões aonde a LABRE e os radioamadores são citados:
5 comments
Importante esse satélite.
Parabéns a LABRE.
.
Qual a função do nanosatelite?
.
Em poucas palavras e dentre muitos outros usos, eles têm função educacional (permite a estudantes e/ou pesquisadores acesso relativamente barato a um mundo de possibilidades de desenvolvimento e/ou aprendizado de tecnologias espaciais de ponta) e, no nosso caso, permite aos radioamadores este mesmo acesso, mas de forma mais lúdica por se tratar de um hobby.
Os radioamadores tmbém foram citados na primeira LIVE pelo Representante da Indústria Espacial, Marcelo Morais PU2NSW.
Consultar video 2h12m44s.
https://www.youtube.com/watch?v=Ze5zac-hYh8
Legal, Marcelo! Parabéns pela fala. Se tivesse tomado conhecimento antes, eu teria incluído no vídeo que preparei. Muito grato pelo aviso e pelo apoio! Forte 73.