Início » Notícias » LABRE realiza 87ª Reunião Anual e reelege Diretoria para mais um mandato de três anos

LABRE realiza 87ª Reunião Anual e reelege Diretoria para mais um mandato de três anos

Por Assessoria de Comunicação

Com a participação de 17 de suas Estaduais, aconteceu em Brasília, DF, no dia 05 de Novembro de 2022 a 87ª Reunião Anual Ordinária do Conselho Diretor da LABRE. Após dois anos realizando apenas reuniões remotas, desta vez as Estaduais reuniram-se de forma híbrida, com algumas presentes na capital federal por meio de seus representantes, e outras de forma remota, por meio da plataforma Microsoft Teams. Além destes representantes, também participaram remotamente dezenas de radioamadores de todo o Brasil, já que o link da reunião foi disponibilizado e divulgado abertamente nas redes sociais.

A reunião foi iniciada às 8:30, com a Cerimônia de Abertura. Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, do Hino do Radioamador e a palavra inicial proferida pelo Presidente da LABRE, Marcone Cerqueira PY6MV, compuseram a Mesa e tiveram oportunidade de falar aos participantes a Srª Gesiléa Fonseca Teles, Chefe de Gabinete do Dr. Vicente Aquino, Conselheiro da ANATEL e o 1° Tenente Victor Marcelo Gino Leal, representante do Ten Cel Ênio Correa Souza, comandante da Escola de Comunicações do Exército Brasileiro (ESCOM).

A Sra. Gesiléa, em sua fala, destacou os avanços no tratamento que a ANATEL tem dado Radioamadorismo, incluindo a realização de provas online, a extinção de taxas como a de emissão de indicativos especiais e do COER, sendo este último uma ação de iniciativa do Conselheiro Vicente Aquino. Também felicitou os radioamadores pelo seu dia e saudou a contribuição que o Radioamadorismo tem dado à sociedade brasileira, demonstrando profundo conhecimento a respeito do nosso hobby.

O 1° Tenente Victor também destacou a forte ligação entre o radioamadorismo e a ESCOM, não só pela organização do CVA, mas também pela importância que o Radioamadorismo tem na formação daqueles que por ali passam. Em sua fala, também anunciou que a estação PT2CVA em breve estará em novas instalações e convidou a todos os radioamadores a visitarem-na, pois está de portas abertas à nossa comunidade. Por fim, agradeceu o convite e presenteou o Presidente Marcone com uma moeda e um livro, ambos em comemoração aos 100 anos da EsCom.

Mesa de Abertura

Á esquerda, Gesiléia Fonseca. À direita, 1° Tenente Victor

Coffee Break

1° Tenente Victor entrega o Livro e a Moeda ao Marcone PY6MV

Encerrada a Cerimônia de Abertura, foi servido um delicioso coffee break aos presentes antes que a reunião de trabalho fosse iniciada, por volta das 10:00, com o relatório anual da Presidência do Conselho Diretor. Também trouxeram relatórios das atividades em suas respectivas pastas os demais Diretores e Coordenadores que compõem a atual diretoria: Flávio Archangelo PY2ZX e João Saad PY1DPU, pelo GDE/Assessoria Técnica, Hilton Libanori PY2BBQ, Coordenador Nacional da RENER, Cláudio Gimenez PY2KP, Diretor de Radioamadorismo, Fábio Poli PY2LY, Coordenador de Redes Digitais, Edson Pereira PY2SDR, Coordenador LABRE nas Escolas e AMSAT/BR.

Claudio Gimenez, PY2KP

Julio Marty Jr. PY2JMJ

Hilton Libanori, PY2BBQ

Gesiléia Fonseca

Pelo Conselho Fiscal, deu seu parecer o Conselheiro Fiscal da LABRE, Julio Marty PY2JMJ no sentido da aprovação das contas do ano em curso, sendo posteriormente aprovado em votação pelos membros do Conselho Diretor. Em seguida, o secretário da LABRE, Gelson Nobre PU2BNA, por solicitação do presidente Marcone PY6MV, apresentou uma visão geral das finanças de nossa Liga por meio do software Microsoft BI, com vários gráficos, dados estatísticos e financeiros detalhados, bem como a previsão orçamentária para 2023. As Estaduais da LABRE também tiveram oportunidade de relatar suas atividades durante o último ano.

Após o almoço servido também no local, a reunião prosseguiu com a eleição da Presidência do Conselho Diretor, para a qual concorreu apenas uma única chapa, composta pela atual Diretoria. A chapa foi eleita por aclamação e por unanimidade. Foram mantidos os mesmos nomes que compõem a atual Diretoria, incluindo a Diretoria Executiva e a Comissão Fiscal, para os próximos três anos.

Alguns participantes remotos

PR7GA, PY6MZ, PY6MV, PT7YV, PT2AC e 1 Ten Victor

Lista de presença da Reunião

PY2KP, PY6MZ, PY2JMJ, PT2ZDX, PP6AGM e PT9RF

O Diretor Executivo da LABRE, Eugênio Martinez PY6MZ, como presidente do Conselho Permanente da Comenda da Ordem do Mérito do Radioamador, fez uso da palavra para anunciar dois nomes que foram apresentados para serem agraciados com a Comenda: Glauber Viana, PT2AC/PS7EB e Edna Sanches, PY6EAS, os quais foram aprovados em votação.

O Presidente da LABRE-DF, Gustavo Franco PT2ADM também fez um breve relato a respeito da sua eleição, no dia 04/11/2022, como vice-presidente da Região 2 da IARU, destacando o quanto a LABRE tem sido citada positivamente, e em especial, no âmbito da última reunião da IARU-R2 ocorrida semana passada por conta do nosso trabalho no tocante às tratativas com os órgãos reguladores brasileiros e ao trabalho do GDE em relação à compatibilidade eletromagnética. Este trabalho mereceu destaque por parte de Ed Hare, W1RFI, Coordenador de EMC da IARU, durante sua apresentação dentro da reunião da IARU-R2 , aonde citou o sucesso que temos tido nas tratativas com órgãos reguladores o trabalho de defesa espectral no Brasil e propondo um webinar global para tratar sobre este assunto.

Em seguida, o presidente Marcone fez uma detalhada apresentação a respeito do novo Sistema Online de Controle de Associados, destacando suas funcionalidades e vantagens para os administradores das Estaduais que a ele aderirem.

Dando continuidade aos trabalhos, foi convidado o colega Glauber PT2AC para falar a respeito do Concurso Verde e Amarelo. Ainda sem saber que havia sido aprovado para receber a Comenda da Ordem do Mérito do Radioamador, Glauber fez um relato desde os primórdios do Concurso e chegando até sua última edição, a qual mostrou expressivo crescimento ano após ano. Após sua fala, Marcone anunciou diante de todos a entrega da Comenda, para o espanto e profunda emoção do colega Glauber, a qual foi entregue por Roberto Pereira, PT7YV, membro da comissão permanente e 1º Vice-Presidente da LABRE. Vencido pela emoção e em lágrimas, Glauber falou da alegria em receber tal homenagem, que segundo ele, foi uma das mais importantes de sua vida. Alcides Junior, PR7AB, presidente da LABRE-PB, também fez uso da palavra e destacou o longo e profícuo trabalho de Glauber em prol do radioamadorismo brasileiro, sendo portanto, segundo ele, bem merecida a homenagem oferecida ao PT2AC.

Por fim,  mas não menos importante, o presidente Marcone fez menção e também agradeceu ao colega Ricardo Benedito, PY2QB, pelo seu importantíssimo trabalho de estudo estatístico do Serviço Radioamador no Brasil e que, desde 2020, tem ajudado a traçar um perfil detalhado do nosso hobby, trabalho este que a LABRE tem publicado e que já está em sua terceira edição em 2022.

Não havendo mais nada a ser tratado, a reunião foi encerrada por volta das 17 horas.

Agradecemos aos colegas Ivan, PP6II, Martin PT2ZDX e Julio Marty PY2JMJ pela cessão das imagens e vídeos utilizados nesta matéria.

Postagem Relacionadas

DEIXE UM COMENTÁRIO