A LABRE participou, no dia 4 de fevereiro de 2026, da solenidade da Passagem de Comando da Escola de Comunicações do Exército Brasileiro, Escola Coronel Hygino Corsetti (EsCom). Na ocasião o Coronel Fábio dos Anjos de Santana transmitiu o cargo ao Tenente-Coronel Allan Paulo Alvarenga Santos.

O evento foi prestigiado por distintas autoridades civis e militares, incluindo o General de Divisão Jacy Barbosa Junior, Comandante de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército.

A LABRE Nacional foi representada pelo seu Presidente, José Osvaldo Figueiredo Araújo, PY9BR; acompanhado do Coordenador da LABRE/GDE, Flávio A. B. Archangelo, PY2ZX. Também participaram da solenidade Martin Buttera, PT2ZDX, Presidente da LABRE-DF (junto a sua esposa Lígia Katze) e Vamberto Souto, PT2ASR, Vice-Presidente. O Subtenente Glauber Viana Fernandes, PT2AC; e demais radioamadores militares no exercício de suas funções atuaram no evento. A presença da radioamadora veterana Sra. Teresinha Felix Cardoso, PT2TF, foi destaque a também prestigiar a passagem de comando.

A origem da EsCom está ligada ao pós 1a Guerra Mundial, com a criação do Centro de Instrução de Transmissões em 1o de julho de 1921, no 1o Batalhão de Engenharia, hoje endereço do Batalhão Escola de Comunicações (B Es Com), na Vila Militar do Rio de Janeiro.
Em 2011 a EsCom foi transferida para a cidade de Brasília, ocupando as atuais instalações no Forte Marechal Rondon, vinculado ao Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (Cmdo Com GE Ex) e à Diretoria de Educação Técnica Militar (DETMil).

A escola atualmente coordena o Instituto Rondon de Capacitação Continuada (IRCC), e por meio deste, capacitou ou especializou mais de vinte mil oficiais e praças das Forças Armadas, proporcionando conhecimento aos militares do Exército nas disciplinas de Comando e Controle. A EsCom também realiza capacitações volantes, com Visitas de Orientação Técnica às diferentes Organizações Militares do Exército.
Fica também na EsCom o tradicional Clube de Radioamadores da Escola de Comunicações (CRAEC). Fundado em 12 de outubro de 1955 para promover atividades radioamadoras entre os membros da escola e integração do Exército com os radioamadores brasileiros. O clube mantém a estação PT2CVA, é responsável pelo famoso Concurso Verde Amarelo (CVA), modalidades SSB e telegrafia, e do projeto Radioamador Amigo do Exército Brasileiro (RAEB).
A LABRE parabeniza a nova direção da EsCom e renova votos de sucesso na importante missão de formar os militares para a Arma das Comunicações, reforçando esta tradicional parceria com o radioamadorismo pelo desenvolvimento das telecomunicações do Brasil.
Para maiores informações sobre a EsCom visite http://www.escom.eb.mil.br







