LABRE/GDE apresenta palestra em Workshop de Compatibilidade Eletromagnética (EMC) do Inmetro

LABRE/GDE apresenta palestra em Workshop de Compatibilidade Eletromagnética (EMC) do Inmetro

Nesta terça-feira, 13/09/2022, aconteceu o Workshop de Compatibilidade Eletromagnética (EMC) promovido pelo Inmetro no âmbito da Comissão Técnica de Avaliação da Conformidade de Sistemas Fotovoltaicos, da qual a LABRE é membro bastante ativo. O evento foi em Campinas, no Instituto Eldorado, que dispõe de laboratório próprio para ensaios de EMC em sistemas fotovoltaicos.

O propósito foi reunir fabricantes e laboratórios de ensaios para discutir aspectos relacionados aos ensaios de EMC, exigência recém introduzida na Portaria Inmetro nº 140/2022 que define os requisitos de qualidade para os sistemas fotovoltaicos. A LABRE participou ativamente da elaboração desta portaria. Veja aqui mais sobre a nossa participação. O Workshop contou com apresentações técnicas de laboratórios nacionais, e uma apresentação de um laboratório alemão, que falou sobre as diretivas europeias de EMC.

A LABRE, através do colega e assessor, João Saad -PY1DPU- membro do GDE, proferiu a palestra introdutória onde, além de apresentar um breve histórico sobre a preocupação e evolução da EMC no mundo e no Brasil, mostrou estudos, casos e exemplos de perturbações sobre as telecomunicações em geral, para que a audiência tivesse uma melhor ideia sobre como o problema se apresenta.

O evento contou, também, com uma palestra do Diretor de Operações da CCR Aeroportos, Cmte Miguel Dau -PY1KZ- atualmente responsável pela administração de 17 aeroportos no país, onde foram apresentadas as características da moderna aviação civil no que toca à importância das telecomunicações. A apresentação da CCR fortaleceu, sem dúvida alguma, a defesa da EMC não só dos sistemas fotovoltaicos como também de todos os sistemas e dispositivos que lidem com eletricidade, para a garantia da segurança operacional de todo o aparato eletroeletrônico que permeia a sociedade, dentre elas as telecomunicações.

Comentário (1)

  • Alexandre Reply

    Parabéns a TDS os envolvidos em especial ao colega João .

    15 de setembro de 2022 at 22:37

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Skip to content