Início » Notícias » LABRE-CE participa de Feira de Ciências com Grupos Escoteiros em Fortaleza

LABRE-CE participa de Feira de Ciências com Grupos Escoteiros em Fortaleza

Por Assessoria de Comunicação

Nos dias 29 e 30 de julho de 2022, a LABRE-CE, juntamente com a RENER e os grupos escoteiros 5° GEAR Pinto Martins e o 46° GE Sgt. Prata participaram da Feira de Ciências do Colégio Militar de Fortaleza.

Uma das bases montadas foi organizada pelos radioescotistas Rodolfo PT7KR e Miguel PU7MYG e o lobinho Chico para apresentar aos visitantes como funciona a radiocomunicação no planeta Terra e as interações com a Ionosfera, a Lua e o Sol.

Eles montaram uma maquete onde era possível identificar dois radioamadores com HT e antena Yagi, ambos construídos com peças de LEGO.

Na maquete havia a representação da Terra, de um repetidora terrestre, a Ionosfera, a órbita da Estação Espacial Internacional e do Satélite AO-91, bem como da Lua e do Sol.

O lobinho Miguel ficou responsável pela apresentação, explicando os principais aspectos e possibilidades de comunicação por radiofrequência, desde o modo Simplex (rádio-rádio), passando pelo uso de repetidoras e satélites, além da influência do Sol na Ionosfera e a possibilidade de Reflexão Lunar.

Houve também a demonstração de SSTV e da decodificação com o uso do aplicativo Robot36.

Para saber mais sobre a LABRE-CE, acesse o site oficial no endereço https://labre-ce.org.br/.

 

Postagem Relacionadas

1 comment

Roberto Cieslak de Oliveira 2 de agosto de 2022 - 07:01

LINDO TRABALHO 😍!!!
FORTE ABRAÇO!!
PU5DOR/ ROBERTO
JOINVILLE /SANTA CATARINA

Reply

DEIXE UM COMENTÁRIO