Início » Notícias » DXpedição à Ilha Clipperton é anunciada com apoio da LABRE

DXpedição à Ilha Clipperton é anunciada com apoio da LABRE

Por Assessoria de Comunicação

O Perseverance DX Group (PDXG) está organizando uma expedição composta por experientes radioamadores (participantes de concursos e outras expedições) para ativar a ilha Clipperton (IOTA NA-011), atualmente considerada a 38º entidade mais procurada no ClubLog. A equipe, com o indicativo TX5S, estará QRV em 160-6 metros, SSB, CW, RTTY e FT8, além da operação por satélite e EME, tendo como plano deixar San Diego, Califórnia, em 11 de janeiro de 2024 e chegar a Clipperton em 17 de janeiro de 2024. O cronograma atual é ficar na ilha por 16 dias.

A Ilha Clipperton é um atol de coral desabitado no leste do Oceano Pacífico. Fica a 10.677 km de Paris, na França, 5.400 km de Papeete, no Taiti, e 1.080 km do México. É um atol pertencente à França e administrado por seu Ministério do Ultramar. Durante a expedição, o clima será tropical com temperaturas quentes e alta umidade e a equipe contará com tendas para operações de rádio, para dormir e para a alimentação.

Na ilha encontram-se várias espécies de aves e diversos caranguejos, sendo importante destacar que o acampamento da expedição será construído evitando perturbações à vida selvagem.

Para a realização da expedição, foi exigida intensa pesquisa, documentação e permissão de várias agências governamentais. Nesse sentido, o time agradece ao governo francês, ao Gabinete do Alto Comissariado e à ANFR da Polinésia Francesa por sua cooperação e assistência durante todo o processo de solicitação de permissão de desembarque.

As principais e recentes expedições para Clipperton foram: 2013 como TX5K, em 2008 como TX5C e em 2000 como FO0AAA. Adicionalmente, durante 2015 houve uma expedição cientifica a Clipperton. Operando como TX5P, Alain F6BFH fez diversos contatos. Importante destacar que nunca houve operação em FT8 ou 60m de Clipperton.

O transporte será fornecido pela embarcação Shogun, de San Diego, Califórnia, a qual já esteve em Clipperton muitas vezes para expedições de radioamadores e cientificas. O time partirá de San Diego e para lá retornará, sendo o tempo de trânsito estimado em 6 dias em cada sentido. Sua tripulação, composta por 7 marinheiros, irá gerir todo o transporte de equipamentos e pessoas para a ilha e seu retorno.

Destaca-se, também, que dentre os participantes da expedição (radioamadores e pesquisadores), estarão dois brasileiros representando nosso país: os radioamadores Ricardo (PY2PT) – operador e Claudio (PY2KP) – piloto para América do Sul.

Por fim, incentivamos a divulgação e visita ao website do projeto, onde serão encontradas com detalhes todas as informações da expedição.

Website: https://clip.pdxg.net

Postagem Relacionadas

DEIXE UM COMENTÁRIO