Assembleia Geral da IARU Região 2 no Brasil

Dos dias 6 a 10 de outubro de 2025 tivemos a honra de sediar a XXII Assembleia Geral da IARU Região 2 na cidade de Salvador, Bahia. Antes da Assembleia também ocorreu a reunião do Comitê Administrativo da IARU com a presença de representantes das 3 regiões. A IARU é a União Internacional de Radioamadores, entidade fundada há 100 anos que promove a integração das entidades nacionais de radioamadorismo (entidades-membro), gestão do espectro e defesa o Serviço de Radioamador em escala internacional.

O evento contou com a participação presencial de 12 sociedades-membro, 7 presencialmente e 5 representações, os delegados da Secretaria Internacional, o presidente da IARU Global, observadores da Região 1 (Europa, África e parte da Ásia), Região 3 (Oceania e parte da Ásia), e radioamadores brasileiros.

Foto de uma das reuniões plenárias da IARU-R2

A solenidade de abertura contou com a participação de representantes da Anatel: Airan Moreira e Fábio Lago, Gerente Regional da Anatel-BA; além de José Bisinoti Neto, representando a Coordenação Geral de Gerenciamento de Riscos e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad); e Marcone Cerqueira, PY6MV, Presidente da LABRE.

Tim Ellan, VE3SH/G4HUA, presidente da IARU, em discurso de abertura na assembleia.

Thomas Wrede, DF2OO, vice-presidente da IARU, ao lado das delegações canadense e estadunidense.

George Gorsline VE3YV, presidente da IARU-R2.

Rod Stafford, W6ROD, Secretário da IARU-R2 e diretor da Área B.

Entre os temas tratados na assembleia estiveram a reestruturação da IARU, informes dos diretores, informes dos coordenadores, relatórios das sociedades-membro, finanças, plano de bandas e defesa do espectro eletromagnético. A integração e leitura dos relatos permitiu uma rica troca de informações e aprendizado entre as entidades, mostrando diferentes formas de se abordar assuntos importantes para o crescimento e desenvolvimento do radioamadorismo e das sociedades. Após as reuniões e apresentações, os representantes trocaram mais informações e realizaram reuniões informais para detalhamentos de projetos e atividades que ocorrem em cada país.

Hilton Libanori, PY2BBQ, coordenador da RENER, em apresentação sobre comunicações emergenciais

Além de anfitriã, a LABRE foi responsável pela realização do tradicional workshop do evento. Flávio Archangelo PY2ZX, abordou o tema “UIT e RTOs: A importância da regulamentação internacional na gestão do espectro. Como a experiência da IARU na UIT e CITEL pode auxiliar nos ambientes regulatórios nacionais, regionais e internacionais”, seguido de temas envolvendo comunicações emergenciais por Hilton Libanori PY2BBQ, “Atuação do radioamadorismo em emergências no Brasil. Reestruturação da RENER – estado atual”, seguido de nova apresentação de Flávio PY2ZX sobre “IARP, CEPT e acordo bilaterais: Como aumentar a integração internacional por meio do reconhecimento mútuo de licenças”, além de Edson Pereira tratando do “Serviço de Satélite Radioamador: Um resumo sobre os objetivos do serviço, importância do serviço na educação e desenvolvimento tecnológico, principais atividades, orientações e coordenação de frequências pela IARU”, e por fim Ronaldo Val PS8RV com “Diplomas e relações institucionais. Como o desenvolvimento de diplomas pode estimular o radioamadorismo e fomentar a integração com a sociedade, entidades e governos”. Todas as apresentações tiveram boas sessões de perguntas-respostas.

Ken Yamamoto JA1CJP, secretário da IARU Região 3, durante as apresentações do workshop.

A LABRE aproveitou a Assembleia Geral para homenagear o radioamador Francisco Queiroz PT2FR com uma placa de honra ao mérito em gratidão aos anos de serviços prestados ao radioamadorismo brasileiro e IARU Região 2.

Marcone Cerqueira, PY6MV (esq), durante homenagem concedida pela IARU e LABRE a Francisco Queiroz, PT2FR.

Finalmente se procedeu as eleições do novo Comitê Executivo da IARU Região 2, que será composto a partir de 2026 por:

 

– Presidente e diretor da área D (América Central): José Arturo Molina, YS1MS/KD2GXZ.

– Vice-presidente e diretor da área G (Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai): Galdino Besomi, CE3PG.

– Secretário e diretor da área B (EUA e dependências): Rod Stafford, W6ROD.

– Tesoureiro: Gustavo de Faria Franco, PT2ADM.

– Tesoureiro-assistente: John Sager, WJ7S.

– Diretor da área A (Canadá e Bermudas): Serge Bertuzzo, VA3SB.

– Diretor da área C (México e parte do Caribe): Jesus Sarmiento, XE1EW.

– Diretor da área E (Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname, parte do Caribe): Jaime Duarte, HK6W.

– Diretor da área F (Bolívia, Brasil, Equador e Peru): Aldo Perich, OA4DPM.

José Arturo Molina YS1MS/KD2GXZ, presidente eleito para IARU-R2 e diretor da área D.

Jesus Sarmiento, XE1EW, diretor eleito da área C.

Galdino Besomi, CE3PG, vice-presidente eleito da IARU-R2 e diretor da área G.

Jaime Duarte, HK6W, diretor eleito da área D.

A LABRE também operou no local com a estação comemorativa PX100IARU, montada e coordenada por Ronaldo Val PS8RV e Roberto Pereira PT7YV, ativa em HF multimodos, aberta aos participantes radioamadores da reunião.

Operações e demonstrações na PX100IARU. Da esq. para dir: Aldo Perich OA4DPM, diretor eleito da área F, Ronaldo Val PS8RV, Christian Buenger, DL6KAC e Oscar Pancorvo OA4OMN.

Gustavo de Faria Franco, PT2ADM, tesoureiro eleito da IARU-R2 (Dir.),
ao lado de Marcone Cerqueira, PY6MV, Presidente da LABRE.

 

A IARU congratulou a LABRE pela realização do evento, o primeiro presencial da Região 2 após o período da COVID. A assembleia foi considerada de alto nível, com grande troca de experiências entre as entidades e participantes, com o tradicional acolhimento e demonstrações da cultura baiana e brasileira sendo muito elogiados.

Serge Bertuzzo, VA3SB, coordenador da área A, na acolhedora recepção da assembleia.

 

Com a realização da Assembleia Geral da IARU no Brasil, a LABRE segue contribuindo decisivamente para o aprimoramento e defesa do serviço, em constante diálogo com entidades nacionais e internacionais. Durante a Assembleia, a LABRE foi homenageada pela ARRL (Amateur Radio Relay League) e RCP (Radio Club Peruano) com placas de agradecimento e reconhecimento pela realização do evento.

 

Placas de agradecimento e reconhecimento concedidas pela ARRL e RCP para a LABRE