Versão 1.4 – 22 de dezembro de 2021
A LIGA DE AMADORES BRASILEIROS DE RÁDIO EMISSÃO – LABRE, com o objetivo de enaltecer o radioamadorismo em geral e como incentivo à prática de colecionar Diplomas e à prática do DX, disponibiliza os Diplomas abaixo discriminados:
WAB (WORKED ALL BRAZIL)
O WAB está disponível para todos os radioamadores do mundo que confirmem contato com estações brasileiras em todos os 26 (vinte e seis) estados da Federação e a Capital do País, Brasília (PT2) O Diploma poderá ser trabalhado em todos os modos e bandas permitidos com endosso para os modos CW, SSB, Digital e Satélite.
Novidade: Clique na imagem abaixo para acessar uma ferramenta para verificar seus créditos e obter o WAB:
WAA (WORKED ALL AMERICA)
O WAA está disponível para todos os radioamadores do mundo que confirmem contato com 45 (quarenta e cinco) países nas áreas geográficas americanas, segundo a lista oficial de DXCC. Um deles, obrigatoriamente, deverá ser o Brasil. O Diploma poderá ser trabalhado em todos os modos e bandas permitidos com endosso para os modos CW, SSB, Digital e Satélite.
WAO (WORKED ATLANTIC OCEAN)
está disponível para todos os radioamadores do mundo que confirmem contatos com 35 (trinta e cinco) entidades DXCC banhados pelo Oceano Atlântico, mais uma estação de cada um dos estados da costa brasileira e mais uma ilha oceânica também banhados pelo Oceano Atlântico relacionados abaixo:
- PP1 – PY1 – PY2 – PY3 – PP5 – PY5 – PP6 – PY6 – PP7
- PR7 – PS7 – PT7 – PY7 – PQ8 – PR8 – PS8 – PY8
- Ilhas Oceânicas: PY0.
- Contatos com estações da Capital Federal, Brasília (PT2), valerão como coringa para substituição de apenas 1 (um) estado OU 1 (uma) entidade DXCC OU 1 (uma) ilha oceânica.
O Diploma poderá ser trabalhado em todos os modos e bandas permitidos com endosso para os modos CW, SSB, Digital e Satélite.
DBDX (BRAZILIAN DX DIPLOMA)
O DBDX está disponível para todos os radioamadores do mundo que confirmem contatos com um mínimo de 30 (trinta) países diferentes constantes da lista oficial do DXCC, sendo obrigatoriamente um deles o Brasil. Todos os contatos válidos somente nas bandas de 160, 80, 40 e 30 metros. O Diploma poderá ser trabalhado em todos os modos e bandas indicadas com endosso para os modos CW, SSB e Digital.
NORMAS GERAIS
- Todas as estações contatadas serão estações de radioamadores licenciadas de acordo com a legislação nacional e internacional, nas bandas autorizadas para a sua classe, seguindo convenções internacionais.
- Todos os contatos serão com estações terrestres, não sendo permitidos contatos com estações móvel-marítimo ou móvel-aéreo.
- O Log deverá conter Nome, Endereço, Indicativo do solicitante e relação das estações trabalhadas com indicativos, data, hora, modo e banda
AUTENTICAÇÃO DOS CONTATOS
Primeira Opção:
Todos os LOGs deverão ser autenticados pelo radio clube local ou, na falta deste, por dois radioamadores de classe superior do país solicitante. Os LOGs serão conferidos pelo Diretor de Radioamadorismo da LABRE exatamente como forem recebidos e enviados para:
LABRE NACIONAL
Caixa Postal 4
Brasília, DF
70275-970
O solicitante deverá enviar juntamente com o LOG 10 (dez) selos de 1º porte (no caso de radioamadores brasileiros) ou 10 (dez) dólares americanos (no caso de radioamadores estrangeiros). O pagamento poderá ser feito via PayPal para qsl@labre.org.br e o Diploma requisitado será enviado impresso para seu endereço.
Segunda opção:
Todos os LOGs serão validados por meio de “print” de tela ou digitalizados a partir de contatos confirmados via LoTW, e-qsl e QSLs fisicos (foto). As solicitações deverão ser enviadas para o e- mail awards@labre.org.br, e após a verificação, será emitido o respectivo Diploma via digital em PDF sem custo, cabendo ao solicitante a responsabilidade pela sua impressão