Início » Notícias » Carta aberta aos Radioamadores brasileiros: Novas diretrizes da RENER

Carta aberta aos Radioamadores brasileiros: Novas diretrizes da RENER

Por Alisson, PR7GA


Por Hilton Libanori, PY2BBQ, Coordenador Nacional da RENER

A RENER (Rede Nacional de Emergência de Radioamadores), prestes a completar 20 anos de sua criação, está passando por um processo de reformulação visando torná-la realmente operacional. A RENER deve ser um braço do radioamadorismo brasileiro em apoio às ações de Defesa Civil em todo o Brasil. Para tanto, analisando sua atuação nesse período, vimos a necessidade de uma profunda reorganização, que explicarei neste texto.

Cabe enfatizar que o radioamadorismo só pode ser valorizado em nossa sociedade a partir de ações voluntárias de auxílio a órgãos públicos, governamentais ou não, principalmente em momentos de grande necessidade como em desastres. Temo dizer que o futuro de nossa atividade depende dessas ações. Dessa forma, a RENER pode ser uma grande vitrine do radioamadorismo para a sociedade, mostrando o nosso valor e nosso potencial. Nessa linha, convido todos os radioamadores do Brasil a se interessarem pelo assunto e colaborarem como puderem, desprovidos de vaidades ou interesses outros que não sejam servir a nossa pátria, nosso povo e o radioamadorismo.

O Brasil é um país de dimensões continentais, compreendendo regiões absolutamente distintas quanto a clima, relevo, infraestrutura, adensamento populacional e, principalmente, suscetibilidade a desastres naturais ou tecnológicos. Não esperamos em nosso país, a não ser excepcionalmente, desastres de dimensões nacionais ou mesmo abrangendo vários Estados. Em nossa realidade, temos desastres bem localizados. Estes, costumam abranger um ou poucos municípios, na maioria das vezes. Nos deparamos com chuvas ou enchentes produzindo alagamentos e deslizamento de encostas, frequentemente acompanhados de interrupção no fornecimento de energia. Em outro cenário podemos ter incêndios florestais em áreas remotas e desassistidas por infraestrutura de comunicação, ou mesmo atendimento de áreas que sofrem pela seca. Vimos, nos últimos anos, desastres relacionados à ruptura de barragens com resultados devastadores, onde a comunicação local foi gravemente prejudicada e necessitou ações emergenciais. Em alguns casos, populações inteiras precisam ser mobilizadas e o auxílio às comunicações pode ser fundamental.

Em um grupo de trabalho, analisamos em profundidade a estrutura e atuação passada da RENER. Concluímos que para torná-la realmente operacional será necessária uma importante quebra de paradigma, que explicaremos a seguir.

Atualmente, a RENER é uma entidade de âmbito nacional, vinculada à Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC) e Ministério do Desenvolvimento Regional, operacionalizada pela LABRE. Esta emprestou à RENER o seu próprio organograma, com a nomeação de um Coordenador Nacional que faz sua gestão junto à SEDEC e Coordenadores Estaduais, nomeados pelas diretorias estaduais, para a coordenação das ações da RENER em cada UF. Vejam que essa estrutura vem de cima para baixo e tem pouca ou nenhuma vinculação com as Defesas Civis em nível estadual ou municipal (há exceções). O resultado desse distanciamento é o desconhecimento da existência da RENER por quem atende aos desastres na ponta da linha, assim como a baixíssima participação de radioamadores nas atividades de Defesa Civil como exercícios simulados ou atendimento real a emergências, com importantes exceções. Temos ainda alguns agravantes: há Estados que não possuem diretoria estadual da LABRE, como ficaria a RENER? Os coordenadores estaduais não são nomeados pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), nem o CEPDEC tem controle sobre os membros da RENER em cada Estado. Como a Defesa Civil poderia ter um grupo de voluntários sem nenhum tipo de controle ou conhecimento? Sendo assim, alguém acha realmente que o CEPDEC acionaria o Coordenador Estadual da RENER em caso de emergência? É pouco provável. Ao contrário, o que se viu em algumas ocasiões, conforme relatos em São Paulo, foram membros da Defesa Civil sendo abordados por radioamadores com carteirinha da RENER, exigindo sua participação em simulados, o que não foi permitido.

Por outro lado, temos visto ações de redes de emergência de radioamadores não vinculadas à RENER que são operacionais e têm ou tiveram grande importância no atendimento a desastres em nosso país. São muitos os exemplos de redes desde nível estadual como a primeira REER (Rede Estadual de Emergência de Radioamadores) do Paraná, a REER-SP criada em 2019, a vinculação da Defesa Civil Estadual com o Grupo Expedicionários Capixabas de Rádio Emissão no Espírito Santo (onde não há LABRE), a recém criada REER-MT e vários grupos municipais ou regionais de radioamadores por todo o país, com destaque em ações de emergência. Dentre estes, representando todos, podemos citar a ROER em Petrópolis-RJ, com tantos serviços relevantes prestados. Há uma característica comum a estes grupos de emergência de radioamadores que os torna operacionais: a vinculação com a Defesa Civil, seja em nível Estadual ou Municipal. Está claro que se não estivermos vinculados à Defesa Civil, o mais perto possível da ponta da linha, não seremos lembrados nem poderemos ajudar. Essas redes de emergência são autônomas, vinculadas às Defesas Civis locais e não à RENER. E funcionam!

Assisti a um debate transmitido no YouTube, patrocinado pelo CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) sobre “A Comunicação na fase de resposta aos desastres: o papel dos radioamadores”. Foi muito interessante, com depoimentos de radioamadores realmente inseridos no sistema de Defesa Civil e com muita contribuição a dar. Queremos todos juntos!

Portanto, como a RENER pode ser realmente um ponto de apoio para operações de emergência de radioamadores? Nossa resposta é simples, porém o caminho pode não ser tão simples. A RENER deve congregar as redes de radioamadores vinculadas às Defesas Civis Estaduais, aos moldes das REERs (PR, SP, MT). A autonomia dessas redes estaduais deve ser mantida, sem ingerência da RENER. A RENER não coordena, mas congrega. Poderia até exercer coordenação numa ação em nível nacional ou interestadual, o que seria excepcional. Essa é exatamente a forma de ação da Defesa Civil, ou seja, a grande mudança seria sair do organograma da LABRE, onde se apoia a RENER, para o organograma da Defesa Civil, com total descentralização de suas atividades. A Secretaria Nacional de Defesa Civil é órgão federal que formula as políticas de Defesa Civil e oferece apoio às ações das Defesas Civis Estaduais. Não há ingerência da SEDEC em qualquer UF que seja. A SEDEC não nomeia os coordenadores nem os membros das Defesas Civis em nível estadual ou municipal. A RENER não pode ser diferente.

Dessa forma, como seria formada a RENER? Em nossa visão, a RENER seria composta por um Conselho, formado pelos Coordenadores Estaduais das REERs. Um deles seria escolhido como Coordenador Nacional da RENER, pelo Presidente do Conselho Diretor da LABRE. Esse Conselho da RENER seria o responsável pelo seu planejamento estratégico, desenvolvimento de doutrina de operação de emergência, cursos, publicações, organização de exercícios, contestes, convênios com entidades internacionais etc.

Mas como os radioamadores poderão fazer parte da RENER? Fazendo parte de uma Rede Estadual de Emergência de Radioamadores em sua UF, vinculada à CEPDEC. Parece simples, mas há o detalhe que a maioria dos Estados não têm REER e alguns nem mesmo LABRE. A primeira grande ação da RENER será justamente interceder junto às CEPDECs, em cada UF, para apresentação e orientação quanto à formação da REER. Para tanto, já estamos em entendimento para apresentação da RENER/REER a todos os Coordenadores Estaduais de Defesa Civil, com sugestão inclusive de todo o processo burocrático para criação da REER em cada UF. Grupos de emergência de radioamadores regionais ou municipais poderão ser congregados pelas próprias REERs, passando a fazer parte do sistema, sem terem feridas suas autonomias e gestões.

Vai voltar a carteirinha da RENER? Não! Ao estar vinculado a uma rede estadual, o radioamador automaticamente fará parte da RENER. Cada rede estadual será responsável pela formação e inscrição de radioamadores membros, segundo seus próprios critérios. A identificação com carteirinha ou colete ficará a cargo da Defesa Civil em cada UF. A RENER dará apoio ao processo de formação, oferecendo cursos e publicações.

Para ser membro da RENER tenho que ser associado à LABRE? Não! a RENER, assim como todas as redes de emergência estaduais, será aberta a todos os radioamadores portadores de COER, bem como as estações de detentoras de licença de radioamador. As outras exigências, quanto a formação e avaliações, serão estipuladas por cada rede estadual.

Então qual o papel da LABRE? De acordo com a Portaria 302/2001 do Ministério da Integração Nacional (hoje Ministério do Desenvolvimento Regional), que criou a RENER, cabe à LABRE a supervisão da RENER. Esta não pertence à LABRE, mas é parte integrante do SISTEMA NACIONAL DE DEFESA CIVIL – SINDEC, sendo subordinada operacionalmente à Secretaria Nacional de Defesa Civil – SEDEC. A LABRE é o órgão máximo representativo dos radioamadores brasileiros junto à IARU, mesmo daqueles radioamadores que não são associados. Da mesma forma, a ação da LABRE será a de supervisionar e operacionalizar a RENER, estimulando a participação de todos os radioamadores, independente de serem ou não associados, visando o benefício comum e o desenvolvimento do radioamadorismo como um todo.

E os atuais Coordenadores Estaduais da RENER, nomeados pelas diretorias estaduais? Essa função deixa de existir. Onde há REER, o Coordenador Geral da REER (ou cargo assemelhado) fará parte automaticamente do Conselho da RENER. Estados que não possuem REER terão um Delegado (não coordenador), nomeado pelo Coordenador Nacional da RENER, que terá como única função servir de apoio para a formação da REER junto à sua CEPDEC. Vejam que com isso não teremos nomeação política para a RENER já que todos os seus coordenadores sairão de nomeações da Defesa Civil, com a necessária formação e conhecimento sobre suas ações.

O que já está sendo feito? Foram retomados os contatos com diretores da SEDEC e CENADE, para assinatura do Termo de Cooperação entre a LABRE e a SEDEC, para oficialização da parceria LABRE / SEDEC e operacionalização da RENER. Esse contrato tinha entraves justamente quanto à maior participação das Defesas Civis estaduais e municipais na RENER, que é justamente o que está sendo contemplado com a presente proposta. No momento, esses contatos vêm se mostrando favoráveis às mudanças apresentadas.

Em resumo, a referida quebra de paradigma está na inversão da direção da estrutura da RENER. O que era uma estrutura centralizada funcionando no sentido de cima para baixo, se transformará numa estrutura altamente capilarizada, funcionando de baixo para cima. Os operadores locais e coordenadores regionais são os mais importantes, não quem está acima. A estrutura central passa a ser meramente de apoio.

Esta proposta não é somente minha, mas de um grupo de radioamadores que há anos trabalham em contato muito próximo com as Defesas Civis tanto em nível estadual como municipal. Também veio de minha experiência prévia trabalhando como Oficial Médico na Defesa Civil do Estado de São Paulo e na formação, operacionalização e coordenação da REER-SP.

Deixo claro meu compromisso para implementar este projeto, que após mais de um ano de discussões foi acatado pelo atual Conselho Diretor da LABRE, e de trabalhar pelo desenvolvimento do radioamadorismo em nosso país, através de suas ações em emergências e desastres. Nossa atuação à frente da REER-SP sempre foi inclusiva, ou seja, queremos o maior número possível de voluntários e não pretendemos que seja diferente na RENER. Com voluntários bem treinados e equipados, em todos os rincões deste país, poderemos prestar um grande serviço à nossa sociedade e ter o radioamadorismo reconhecido como realmente de utilidade pública.

73,

Hilton Libanori – PY2BBQ
Coordenador Nacional da RENER
rener@labre.org.br

 

Quem é o Hilton, PY2BBQ? Paulista, 58 anos. Radioamador há 42 anos. Cirurgião do aparelho digestivo com graduação, residência médica e doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Coronel Médico PM da Reserva com mestrado em ciências policiais e de segurança pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Serviu como oficial médico na Casa Militar e Defesa Civil do Estado de São Paulo de 2013 a 2020. Um dos fundadores da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores de São Paulo, vinculada à Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, sendo o Coordenador Geral desde sua criação em 2019 até julho de 2021.

Postagem Relacionadas

42 comments

Jose antonio 12 de agosto de 2021 - 23:38

e gostei da ideia e muito boa parabens .

Reply
PY2BBQ 13 de agosto de 2021 - 14:10

Obrigado José Antonio!

73

Reply
Joel Wittes Narciso 6 de abril de 2022 - 02:14

Interessante e muito importante, essa forma de fazer o radioamadorismo ser novamente reconhecido, só está faltando os Srs. propor ao radioamador ser sócio da LABRE, pois há radioamador que não sabe o que é LABRE e nem o que ela representa à IARU, a RENER acordou muitos RAS que estavam letárgicos, pois voltou a tona a fagulha de que o radioamador vive para servir.
Obrigado e 73’s All
PT9ADI

Reply
Flavyo Lima 30 de maio de 2022 - 21:13

E é daqui da Bahia vai funcionar quando RENER

Reply
Fabio Poli 12 de agosto de 2021 - 23:41

Parabéns Hilton, seu conhecimento e sua linha adotada ao tema certamente fará da RENER e respectivas redes Estaduais e Municipais motivos de reconhecimento e modelo mundial, resgatando a proximidade do radioamadorismo e LABRE para com a sociedade sendo um ganho ao radioamadorismo nacional, além de colocar a questão em operação estruturada a nível nacional com base nos casos de sucesso adaptados às realidades de cada região.
Desejamos sucesso podendo contar com qualquer colaboração.
Fte 73
Fabio Poli – PY2LY

Reply
PY2BBQ 13 de agosto de 2021 - 14:09

Obrigado Fábio,

Sua contribuição tem sido fundamental nesse processo.

73

Reply
Ingo Kobarg Jr PP5IN 12 de agosto de 2021 - 23:54

Parabéns Hilton e sucesso na nova missão junto com toda a equipe que estará ao seu lado.

Reply
PY2BBQ 13 de agosto de 2021 - 14:08

Obrigado Ingo!
O sucesso virá com a participação de todos.

73

Reply
Daniel Gêda R. Lima (PU7BCG) 13 de agosto de 2021 - 00:48

Excelente, mais uma vez torno público que me coloco a disposição da Defesa Cívil estadual/Municipal e toda sociedade Alagoana como voluntário, radioamador e Labreano. 73 de PU7BCG / PX7A3447

Reply
PY2BBQ 13 de agosto de 2021 - 19:39

Obrigado Daniel!
Vamos trabalhar pela criação da REER-AL.

73

Reply
Valdemir José Martins 13 de agosto de 2021 - 03:38

So quero dizer q prá mim é uma honra fazer parte da RENER.
TKS à todos e estarei sempre em qap e qrv para ajudar e servir a comunidade sociedade e meu pais pu2wjm valdemir José Martins

Reply
PY2BBQ 13 de agosto de 2021 - 19:38

Olá Valdemir,

A forma de participar da RENER é via a sua rede de emergência estadual, a REER-SP.

73!

Reply
Benedito Nelson Rovida 17 de agosto de 2021 - 10:08

Parabéns Hilton pela nova empreitada, estamos a sua disposição em São Luís do Paraitinga SP PY2YES Nelson

Reply
Fabio Rocha 13 de agosto de 2021 - 06:22

Parabéns Hilton! Esse reformulação faz total sentido e será um enorme passo em direção a uma rede realmente operacional e útil!

Reply
PY2BBQ 13 de agosto de 2021 - 14:05

É no que acreditamos. Obrigado!

Reply
Carlos Wagner 13 de agosto de 2021 - 06:50

Boa sorte ao Hilton na empreitada, que seja coroada de pleno sucesso.

Reply
PY2BBQ 13 de agosto de 2021 - 14:04

Obrigado Carlos!

Reply
Paulo cergio zene 13 de agosto de 2021 - 07:40

Bom dia sou Paulo cergio zene da cidade de Maringá sou membro da Renner , rádio amador pu5psz e Px 5g1701 faixa do cidadão estou a disposição tenho vários equipamentos disponível sou motorista profissional e técnico na área d comunicação amadorismo e tenho um cadastro na Renner porém já vencido se for possível quero reintegrar

Reply
PY2BBQ 13 de agosto de 2021 - 14:04

Olá Paulo, o caminho é fazer parte da REER do Paraná. No link abaixo há informações para você se inscrever como voluntário.

http://www.defesacivil.pr.gov.br/Pagina/Programa-Rede-Estadual-de-Emergencia-de-Radioamadores-REER

73!

Reply
Joacir Gomes de Lima 13 de agosto de 2021 - 22:33

Este link serve pra todo território nacional

Reply
NELSON SOARES MENDES 13 de agosto de 2021 - 08:53

Eu py7ts Nelson Soares,radioamador aqui na cidade de Caruaru pe
Venho aqui lhe parabenizar Sr Hiiton por esta carta aberta a todos os Radioamadores 73’s

Reply
PY2BBQ 13 de agosto de 2021 - 14:01

Obrigado Nelson! estamos juntos.

Reply
Marco Muller 14 de agosto de 2021 - 11:23

Caro Presidente Hilton, fiz parte da mesa redonda do CEMADEN no último dia 12, sou ex coordenador de Defesa Civil de Portão RS, e estrategista no INSTITUTO DE ESTUDOS ESTRATEGICOS EM DEFESA CIVIL.
Uma primeira ação então a sua bela iniciativa acima demonstrada , seria incluir o RADIO AMADOR, num capítulo do curso de CAPACITACAO BASICA EM DEFESA CIVIL, bancado pela Defesa Civil.Nacional na UFSC e outras Universidades.
Um segundo assunto importante, também citado por mim naquele debate, que está gravado no youtube do CEMADEN seria colocar obrigatoriamente nos PLANOS DE CONTINGENCIA DAS DEFESAS CIVIS MUNICIPAIS o RADIO AMADOR local.alem de outros assuntos também relatados na mesa redonda do CEMADEN. Sucesso na sua iniciativa e por aqui a disposição para quais quer esclarecimentos que se fizerem necessários. Recebi sua “carta aberta” via DEFESA CIVIL NACIONAL.
Grande abraço e saúde,
Marco Muller
Instituto de Estudos Estratégicos em Defesa Civil
Portão RS

Reply
Benedito Oliveira do Nascimento 13 de agosto de 2021 - 09:54

Sim eu apoio muito boa ideia

Reply
PY2BBQ 13 de agosto de 2021 - 14:01

Obrigado! Contamos com o apoio de todos.

Reply
Daniel Camargo 13 de agosto de 2021 - 14:40

Grato ao PY2BBQ pelas informações e por nos deixar a par da atual situação, estou a disposição, participando das programações dos cursos, o que considero estar mais acessível para nós Radioamadores voluntários, com vontade e orgulho de participar e servir. 73 ! PU2SVC

Reply
PY2BBQ 13 de agosto de 2021 - 19:41

Obrigado Daniel!

73

Reply
Oliveira 19 de novembro de 2021 - 20:24

Muito boa a iniciativa.Precisamos sim mostrar que nós podemos ajudar

Reply
Ignácio Castañón PY4WQN 13 de agosto de 2021 - 14:42

Infelizmente Minas Gerais ainda não trabalha eficientemente nesta demanda de tamanha importância e gostaria muito de integrar um equipe séria e comprometida.
Haveria algum processo em andamento para o estado?

Reply
Cleber - PU5CBE 13 de agosto de 2021 - 15:46

Muito bom. Já estão até me indicando para fazer parte aqui na DC de SC.

Reply
PY2BBQ 13 de agosto de 2021 - 19:36

Olá Cleber, boa notícia.
Entre em contato conosco via rener@labre.org.br
73!

Reply
Joacir Gomes de Lima 13 de agosto de 2021 - 22:31

Boa Noite seja bem vindo, espero que com esta nova Direção fique mais fácil pra Tirar a carteira de identidade da RENER, porque já tem uns 6 Ano que estou tentando tirar a minha e não consigo.
Eu sou joacir – PT2JG

Reply
robson da silva arruda 13 de agosto de 2021 - 22:06

PR7TM QRA Robson Arruda, radioamador morador na cidade de Campina Grande PB, parabenizo Sr Hilton por sua carta aberta a todos os Radioamadores e por sua sensibilidade ao tema relevante em questão, Desejo sucesso e disponho nosso apoio forte 73’s

Reply
Jimmy PT9JFM 13 de agosto de 2021 - 23:35

Desejo sucesso na coordenação da RENER!

Sempre alerta!

73

Reply
Joani Justino Felix 14 de agosto de 2021 - 09:44

Excelente iniciativa PY2BBQ e aos demais envolvidos, faço parte da DC municipal de Florianópolis /SC como rádio operador. Espero poder participar desse novo modelo de voluntariado.

73

Reply
Marcelo Domingues 14 de agosto de 2021 - 12:40

Parabéns, acredito que nós podemos ajudar muito em calamidades publicas e somar força com a defesa civil de cada entes da federação, lendo a carta aberta vem a minha lembranças os idos dos anos 80, quando nós operadores da faixa do cidadão trabalhávamos de forma voluntaria em campanhas de vacinação e por varias vezes entregas de donativos para vitimas de enchentes aqui em minha cidade São Gonçalo RJ, fico feliz em ver a rede nacional de Rádio amadores trabalhando firme para o bem publico, assim trazendo a tona a força do Rádio Amadorismo.
Marcelo Domingues PU1LMZ PX1G6057

Reply
Anderson Mertens - PY3ADY 14 de agosto de 2021 - 17:48

Parabéns Hilton! Bela iniciativa, gostaria de saber se já temos alguma iniciativa de REER- RS para me integrar ao grupo, ou se ainda não existe, me coloco a disposição para a criação e operacionalização da mesma.

Reply
Ricardo PY2PCR 3 de novembro de 2021 - 15:00

Parabéns Hilton… Sempre que precisar estaremos ajudando.
A Casa do Radioamador de Ribeirão Preto SP estará sempre a disposição pra ajudar

Reply
ANCELIO GOMES MORAIS 4 de novembro de 2021 - 21:09

BOA NOITE S. HILTON A LABRE DE SERGIPE ESTAR SINTONIZADOS COM A DEFESA CIVIL ESTAMOS COM O PROJETO APROVADO PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO NOSSO ESTADO E SANCIONADA PELO GOVERNADOR DO ESTADO BELIVALDO CHAGAS PUBLICADA EM DIÁRIO OFICIAL LEI N 8684 19 DE JUNHO 2020
OFICIO DA DEFESA CIVIL N 353/2020 DEPEC

Reply
Miguel PU2NEL 5 de novembro de 2021 - 07:26

Parabéns. “Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união .

Reply
Luiz Alberto Bitencourt Sa 6 de novembro de 2021 - 17:13

Prezado PY2BBQ. Sou PU6LSA e comecei fazer parte da RENER a partir do momento em que me tornei radioamador. Desde 2005 tenho me capacitado através de curso de Gestão, Comunicação e Psicologia de Risco e Desastres, Defesa Civil no Município, S2ID, dentre outros, ministrados pelo CEPED, UFSC. Resido no município de Pojuca, Estado da Bahia, onde fiz parte da Proteção e Defesa Civil local, qual foi desativada. Também, opero na Faixa do Cidadão desde 1975. Me coloco ao inteiro dispor!

Reply
Flavyo Lima 30 de maio de 2022 - 21:11

E é daqui da Bahia vai funcionar quando RENER

Reply

DEIXE UM COMENTÁRIO